AUTO-EXAME DA BOCA

 

Auto-Exame da Boca

Conheça sua Boca

 O que é o auto-exame da boca?

É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja num ambiente bem iluminado.

A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início.






Como fazer o auto-exame da boca?

Atenção: Lave bem a boca e remova próteses dentárias se for o caso.

1.           De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.

2.           Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a papalção.

3.           Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados.

4.           Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.

5.           Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.

6.           Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente océu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga ÁÁÁÁ... e observe o fundo da garganta.

7.           Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.

8.           Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.

9.           Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

10.       Finalmente, introduza o polegar por debaixo da queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

O que procurar?

mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca endurecimentos caroços feridas sangramentos inchações áreas dormentes dentes amolecidos ou quebrados

Faça o auto-exame da boca mensalmente.

Se notar alguma anormalidade, procure imediatamente um dentista ou um médico.

Previna-se do câncer de boca reduzindo o fumo e o álcool e fazendo uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

 

AUTO EXAME DAS MAMAS

Auto-Exame da Mama - Um Toque de Carinho

1-O QUE É O AUTO-EXAME ? 

É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. 

2-QUANDO FAZER? 

Faça o auto-exame uma vez por mês.  A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. 

3-O QUE PROCURAR? 

Diante do espelho:

Deformações ou alterações no formato das mamas,  Abaulamentos ou retrações, Ferida ao redor do mamilo .

No banho ou deitada: 

Caroços nas mamas ou axilas, Secreções pelos mamilos 

4-COMO EXAMINAR SUAS MAMAS? 

Diante do espelho:

Eleve e abaixe os braços.
Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.


Durante o banho:

Com a pele molhada ou ensaboada,
eleve o braço direito e deslize os
dedos da mão esquerda suavemente
sobre a mama direita estendendo até
a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda.


Deitada:

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão
esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte
interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da
mesma forma a mama direita.

 

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte
externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. 

A T E N Ç Ã O : 

Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor! 

Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exija o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.

 

AUTO-EXAME DA PELE

 O que é o auto-exame da pele?

  É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado.

Quando fazer?

Ao fazer o auto-exame regularmente, você se familiarizará com a superfície normal da sua pele. É útil anotar as datas e a aparência da pele em cada exame.

O que procurar?

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor Feridas que não cicatrizam em 4 semanas

Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo:

 

·               Assimetria - uma metade diferente da outra

·               Bordas irregulares - contorno mal definido

·               Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul

·               Diâmetro - maior que 6 mm

Como fazer?

1. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo;

2. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;

3. Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital;

4. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos;

5. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;

6. Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

ATENÇÃO:

Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.

 (Fonte: Instituto Nacional do Câncer)

 

AUTO-EXAME DOS TESTÍCULOS

O que é o auto-exame dos testículos?

O auto-exame é a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Quando fazer?

O auto-exame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar?

Qualquer alteração do tamanho dos testículos Sensação de peso no escroto Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Como fazer?

1. De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.

2. Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.

3. Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

ATENÇÃO:

Caso você palpe qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um médico, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais não aderentes ao testículo não são suspeitas de câncer. Fique atento a alterações como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dúvida, procure um médico.

(Fonte: Instituto Nacional do Câncer)

 

EXAME PERIÓDICO 

O Exame Periódico, foi criando pela SSI-SAÚDE, com o objetivo de proporcionar aos seus usuários uma abordagem integral de saúde, com enfoque preventivo.

O Exame Periódico consiste numa consulta com o especialista em medicina interna, que realizará o exame clínico e solicitará exames complementares adequado a cada caso, a depender da idade, dos sintomas e da história pessoal e familiar.

Os resultados dos exames deverão ser apresentados ao médico numa consulta de retorno, previamente agendada, e este fará o encaminhamento para outras especialidades, caso seja necessário.